Os alunos e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) devem se preparar para o retorno das aulas. Não só élo fato de que, após dois anos, as aulas presenciais irão voltar, mas pelo fato de que a Universidade será uma das que vai exigir a apresentação do passaporte vacinal com, pelo menos, duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. A instituição retorna às atividades presenciais no próximo dia 16 de março. 

A medida faz parte dos documentos orientadores para o retorno ao formato presencial do semestre 2022.1, divulgado nessa quarta (9), junto com o “Guia Tô de Volta”, com as diretrizes de conduta e vigilância para docentes e discentes dos campi de Fortaleza e do Interior do Estado.  Os alunos e os pesquisadores que não se imunizaram contra a Covid-19 terão que assinar uma autodeclaração, além de permanecer em atividades remotas até o dia 15 de abril ou até que seja estabelecido, pela administração superior da universidade, um novo regramento.

Além dos não vacinados, também podem permanecer em regime especial, sem retornar às aulas presenciais, alunos e professores que pertencem ao grupo de risco para a doença causada pelo novo coronavírus, condição que deverá ser atestada por um médico — exceto em caso de estudantes acima de 60 anos. Conforme o Plano de Retomada das Atividades Presenciais,o uso de máscaras nas dependências da instituição, será obrigatório. Apenas pessoas que tenham dificuldade para usar o equipamento de proteção devido a alguma enfermidade, atestada por um médico, podem dispensar a orientação.