Nas últimas 14 temporadas, apenas uma equipe europeia que disputou o Mundial de Clubes não venceu a competição. E ela estará presente como favorita na próxima edição do torneio. Ao conquistar o bicampeonato da Champions League, o Chelsea carimbou seu passaporte e se tornou o primeiro classificado para a competição de clubes, tentando conquistar pela primeira vez o título mundial.

Em 2012, o time londrino participou do Mundial, ano em que também conquistou sua primeira Champions League. Nas semifinais do Mundial, os Blues venceram o Monterrey por 3 a 1, porém perderam a final para o Corinthians, por 1 a 0. O Timão foi o último clube brasileiro a vencer a competição nos últimos 14 anos, sendo o único a interromper a hegemonia europeia no torneio.

A edição deste ano do Mundial de Clubes ocorrerá em dezembro, no Japão. E a FIFA não colocará em prática o formato ampliado, onde 24 times iriam disputar o título. Esse modelo de campeonato estava previsto para ser implementado este ano, porém acabou sendo adiado por conta das complicações causadas pela crise sanitária.

Chances dos brasileiros

Atualmente, seis times brasileiros ainda têm chances de conquistar uma vaga para o Mundial, são eles o Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fluminense, São Paulo e Atlético-MG. Para tal, esses times precisam vencer a Copa Libertadores, que garante uma vaga direta para as semifinais do Mundial de Clubes.

Os times brasileiros vêm tendo um ótimo retrospecto na competição sul-americana, vencendo o torneio nos últimos dois anos. Assim, os torcedores de equipes como o Flamengo e Palmeiras acreditam que essas equipes são favoritas a conquistar o torneio mais importante da América do Sul novamente, e estão aproveitando as facilidades oferecidas pelas casas de apostas com bônus de cadastro para dar seus palpites nas partidas do time do coração. Além disso, o fato do Chelsea já ter sido batido por um time tupiniquim aumenta ainda mais a confiança dos torcedores.

Peça fundamental nos Blues sonha em vencer Libertadores

Um velho conhecido dos brasileiros, o zagueiro da seleção canarinha Thiago Silva, acabou de vencer a Liga dos Campeões junto ao Chelsea. Ele havia perdido a final da edição passada quando ainda jogava pelo Paris Saint-Germain, mas neste ano o título não escapou das suas mãos. Com isso, o zagueiro de 37 anos, considerado um veterano no mundo do futebol, voltou a cogitar uma segunda chance de vencer a Copa Libertadores.

Em 2008, quando defendia o Fluminense, o zagueiro acabou perdendo a final do torneio na disputa de pênaltis contra a LDU (Liga Desportiva Universitária de Quito). Em uma entrevista dada ao repórter Fred Caldeira, do canal TNT Sports, Thiago disse: “Libertadores? Talvez… Champions tive a segunda oportunidade, quem sabe não tenho também na Libertadores”. Mas o zagueiro reiterou que está muito feliz com o momento atual da sua carreira, e que se sente muito bem jogando nos Blues. Ele também afirmou que nem em seus maiores sonhos imaginou que faria um primeiro ano tão bom no Chelsea, e que está se sentindo muito orgulhoso do seu desempenho.

Thiago Silva exaltou o trabalho do técnico Thomas Tuchel, que solicitou sua contratação pelos Blues após ambos terem sido dispensados do PSG na temporada passada. “Ano passado, eu e a comissão técnica batemos na trave. Este ano, de uma maneira muito heroica, o homem chega e muda o time de forma corajosa. A gente mereceu. Muitos acharam que não éramos favoritos. Na final tudo se iguala”, disse Thiago Silva.

O jogador também falou um pouco sobre as Eliminatórias para a Copa do Mundo e a Copa América, dizendo que espera ajudar a seleção brasileira a avançar em ambas competições, e que não basta apenas sonhar, é preciso trabalhar e ser resiliente.