O trecho final das obras de drenagem da Avenida Heráclito Graça, entre as ruas Ildefonso Albano e Barão de Aracati, em Fortaleza, será bloqueado a partir desta sexta-feira (31), para a continuação dos trabalhos na região.
Diante da nova configuração viária, a avenida contará com alguns desvios no trânsito. A ação contará com o suporte operacional dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que irão auxiliar motoristas e pedestres que circulam pela região.
A AMC orienta que os condutores que transitarem pela região obedeçam a sinalização de desvio de tráfego indicada por meio de placas instaladas no local.
Veja os principais desvios:
- O condutor que segue na Av. Heráclito Graça (sentido Aldeota/Centro) deve dobrar à direita na Rua Carlos Vasconcelos, à esquerda na Rua Fiúza de Pontes e à esquerda novamente na Rua Nogueira Acioli, retornando à Av. Heráclito Graça.
- O condutor que segue na Rua Nogueira Acioli (sentido Centro/Aldeota) deve cruzar a Av. Heráclito Graça, entrar à esquerda na Rua Rocha Lima e à esquerda novamente na Rua Carlos Vasconcelos, retornando à Av. Heráclito Graça.
- O condutor que vem pela Rua Ildefonso Albano e deseja ir para a Aldeota deve cruzar a Av. Heráclito Graça, entrar à esquerda na Rua Rocha Lima e à esquerda novamente na Rua Carlos Vasconcelos para retornar à Av. Heráclito Graça. Já o motorista que vem pela Rua Ildefonso Albano e deseja ir ao Centro precisa entrar antes na Rua Fiúza de Pontes, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita na Av. Heráclito Graça.
- O condutor que vem pela Rua Barão de Aracati deve dobrar à direita na Rua Fiúza de Pontes, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita na Av. Heráclito Graça.
- O condutor que vem pela Rua João Cordeiro, sentido sertão/praia, deve dobrar à esquerda na Rua Bárbara de Alencar, à direita na Rua Gonçalves Ledo, cruzar a Av. Heráclito Graça e depois dobrar à direita na Rua Pero Coelho, retornando à Rua João Cordeiro.
Obras
A obra do novo sistema de drenagem da Avenida Heráclito Graça consiste na construção de um reservatório de controle de cheias que será implantado sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, beneficiando os bairros Centro e Aldeota.
Com capacidade de armazenamento de 14 mil metros cúbicos de água (o equivalente a 13 piscinas olímpicas) o reservatório subterrâneo permitirá o escoamento gradativo das águas pluviais, com direcionamento até o riacho Pajeú, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista, que atualmente acontece devido a obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem existente.
Com investimento de R$ 24 milhões, o projeto prevê, ainda, a substituição de todo o pavimento asfáltico por piso em intertravado, onde serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, além da construção de calçadas acessíveis e niveladas, facilitando o acesso e a travessia de pedestres. As intervenções vão contemplar também a requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por reforma em todo o seu espaço.
As obras, que tiveram início em novembro de 2023, já contam com 23% dos serviços concluídos e devem ser finalizadas no segundo semestre deste ano.