O Ministério da Educação realizou até agora, sete convocações por meio da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil. Nos cursos para os quais há inscrição de candidatos, todas as vagas estão sendo ocupadas, ou seja, não haverá sobra de vagas. A convocação da lista de espera começou no dia 21 março e se estenderá até o dia 18 de maio, conforme previsto no edital que rege o atual processo seletivo do Fies.
O candidato é pré-selecionado na lista de espera quando a vaga que já havia sido destinada para outro candidato, durante convocações anteriores, volta para o sistema por não ter sido ocupada naquela ocasião. Dessa forma, essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista de espera, de acordo com a ordem de classificação. A não ocupação da vaga ocorre quando o pré-selecionado não consegue concluir quaisquer das etapas que antecedem a assinatura do contrato ou, até mesmo, por não manter o interesse pela vaga.
Em 2023, o Fies oferece 112.168 vagas, e aquelas que não forem ocupadas nessa edição do primeiro semestre poderão ser ofertadas, novamente, no processo seletivo do segundo semestre deste ano.