A pandemia, com o elevado número de pessoas infectadas pela Covid-19, continua gerando grande impacto nos bancos de sangue de todo o País. Diante da situação que deixa preocupação entre os profissionais de saúde, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), deflagra, nesta segunda-feira (14), a campanha Doar sangue é a nossa alegria.

Com essa iniciativa, o Hemoce tenta incentivar a doação de sangue nos dias que antecedem e durante o período do Carnaval. A entidade alerta que, mesmo sem as festas carnavalescas tradicionais, é possível fazer a alegria de várias pessoas com apenas um gesto de solidariedade.

As doações beneficiam pacientes em mais de 480 unidades de saúde no Estado que necessitam de tranfusão de sangue. O Hemoce destaca que, para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal.

APOIO NA CARTEIRA DE ESTUDANTE

Como estratégia de mobilização dos cearenses, o Hemoce faz, neste ano, uma parceria com as associações dos Estudantes do Estado do Ceará e dos Estudantes de Fortaleza. A doação de sangue será tema das carteiras estudantis das cidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

“Todos os anos, a nossa entidade traz, no seu espelho, uma bandeira de luta, onde envolvemos as nossas escolas, os nossos grêmios estudantis e a própria entidade. No ano passado, a temática escolhida foi contra o racismo. Em 2022, a nossa campanha tem como tema a doação de sangue, e vamos trabalhar esta causa nas instituições de ensino em campanhas de incentivo e de conscientização”, afirma Cláudio Rocha, coordenador do Atendimento da Central Pago Meia Fortaleza.


GESTO DE SOLIDARIEDADE
As pessoas que querem doar sangue são recebidas pelo Hemoce com hora marcada. A medida é para evitar aglomerações nas unidades de coleta. Quem deseja fazer a doação, em Fortaleza, pode agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.