Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A retomada dos serviços ofertados pelas unidades Vapt Vupt já completou seu primeiro mês. Nesse período, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) contabilizou 44.192 mil atendimentos, uma média de 1.700 por dia útil. Em agosto, foram atendidas 12.765 pessoas e em setembro, 31.427. Números que tendem a aumentar com a normalização das atividades dos diversos órgãos instalados nas centrais de serviço. Atualmente, são quatro unidades, sendo duas em Fortaleza (Messejana e Antônio Bezerra), uma em Juazeiro do Norte e outra em Sobral.

“Estamos muito tranquilos com a ampliação gradual da oferta dos serviços, pois sabemos que a população compreendeu a importância dos cuidados e tem atendido às orientações, tanto do agendamento quando com os cuidados de distanciamento e de higiene”, observa a titular da SPS, Socorro França.

Emissão e entrega de RG foram os serviços mais demandados, registrando 12.419 e 8.788 marcações, somente no mês passado.

“Com a retomada das atividades produtivas, é natural que as demandas dos Vapt Vupt cresçam e aí vamos ampliando os serviços gradativamente. Sempre resguardando todas as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus”, afirma o coordenador de Cidadania da SPS, Tadeu Lustosa.

Ele informa que, na próxima semana, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também volta a ser ofertada nos guichês do Detran. Em setembro, 3.583 pessoas solicitaram o documento de habilitação de trânsito veicular.

Atualmente, as unidades de Fortaleza e Sobral seguem realizando emissão e entrega da 1ª e 2ª vias do RG e de certidões de Antecedentes Criminais, pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce); emissão de Carteira de Estudante, pela Etufor; de CPF, pela Receita Federal, e os serviços da Cagece. Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que permite a inclusão no Programa Bolsa Família, e solicitação de seguro-desemprego também podem ser solicitados no Sine-Ce. A central de Juazeiro do Norte continua com atendimentos restritos à emissão de RG, de passaporte e serviços da Cagece.

Todas as unidades estão mantendo as medidas de saúde, como aferição de temperatura, uso obrigatório de máscaras e disposição de álcool em gel, além de telas de proteção entre atendentes e usuários, e distanciamento de entre as pessoas, estão sendo observadas em todas as unidades do Vapt Vupt.

Os atendimentos devem ser previamente agendados, por meio do endereço eletrônico www.vaptvupt.sps.ce.gov.br. O funcionamento das unidades é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Veja onde encontrar os serviços.

(*) Com informações do Governo do Estado.