A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Messejana passará por manutenção elétrica, no período entre 25 e 27 de novembro, quando retomará o atendimento à população em geral. Durante esse período, o funcionamento da unidade será interrompido temporariamente.

Em caso de necessidade, a população poderá buscar atendimento na UPA Edson Queiroz, localizada na Avenida do Contorno, no bairro Edson Queiroz, ou nas outras dez Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), situadas na capital. Pacientes da região com situações de menor gravidade, como gripes e viroses, devem procurar as unidades básicas de saúde (postos de saúde) Lúcia Belém, Otoni Cardoso do Vale e Luis Franklin (ver quadro abaixo).

“Já os casos mais graves que, por desconhecimento da interrupção do serviço, procurarem a UPA 24 horas de Messejana, serão direcionados para as unidades da Rede Sesa de alta complexidade. Estaremos, inclusive, com uma ambulância básica disponível no local para o remanejamento e acionamento do Samu 192 Fortaleza, se necessário”, explica a coordenadora de Atenção à Rede de Urgência e Emergência (Corue) da Sesa, Eva Baia.

Ainda segundo a coordenadora, a manutenção elétrica da UPA de Messejana já estava prevista em cronograma anual da gestão da unidade e deverá atingir outras unidades de pronto atendimento. “A manutenção constante das estruturas físicas garante a melhoria na prestação dos serviços à população e permite que os equipamentos operem com eficiência máxima, contribuindo para a otimização dos processos”, afirma.

A elaboração do plano de contingência para interrupção temporária do atendimento da UPA 24 horas de Messejana incluiu gestores do município de Fortaleza, Samu 192 Ceará e Fortaleza, além de diretores das unidades da Rede Sesa. A Sesa reforça ainda que o atendimento da UPA 24 horas de Messejana será retomado ainda na quarta-feira (27), às 19 horas.

O que são as Unidades de Pronto Atendimento

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas fazem parte da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde.

O atendimento prestado atende aos públicos adulto e pediátrico. Os equipamentos são indicados para casos de urgência e emergência de média complexidade, como dores de cabeça muito fortes, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, queda com desmaio, convulsão, situações de engasgo, crises nervosas, sangramento sem motivo, envenenamento, overdose, ferimento e cortes simples ou queimaduras.

As UPAs 24 horas funcionam todos os dias da semana, com uma equipe multiprofissional qualificada e adaptada às demandas específicas de cada região, encaminhando os pacientes para internação em hospitais de retaguarda.

Em Fortaleza, além da UPA 24 horas de Messejana, são de gestão estadual as UPAs 24 horas dos bairros Autran Nunes, Canindezinho, Conjunto Ceará, José Walter e Praia do Futuro. Já as unidades dos bairros Vila Velha, Cristo Redentor, Bom Jardim, Itaperi, Jangurussu e Edson Queiroz são geridas pelo Município.