A Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza, no próximo dia 17 de janeiro (quarta-feira), às 18 horas, a reinauguração do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Na ocasião serão abertas as exposições permanentes, com a reorganização do local, e temporárias, com temáticas de relevância para a história local e da paleontologia nacional e mundial.

Na ocasião serão abertas as exposições Fósseis do Cariri, Memorial Plácido Cidade Nuvens, e Fossilis – Olhares sobre a Chapada, integrando a arte à ciência da paleontologia e contando um pouco da história do homem e sua vivência no seu habitat.

A renovação do museu traz além da nova forma de expor o acervo, de maneira facilitada ao entendimento do público em geral, as salas com exposições temáticas, a exemplo do fundador do local, Professor Plácido Cidade Nuvens, ex-diretor do Museu, fundador, ex-professor e ex-reitor da Urca.

Turismo científico
O reitor da Universidade, professor Patrício Pereira Melo, estende o convite a toda sociedade caririense para participar da reinauguração de um dos locais mais relevantes voltados ao turismo científico regional e valorização do acervo fossilífero. São cerca de 7 mil peças que se inserem na área de exposições, além da reserva técnica do espaço, reunindo importante material do período Cretáceo, de mais de 110 milhões de anos.

O Museu de Paleontologia é um dos espaços mais visitados da região. O local recebe visitantes de várias partes do Brasil e do mundo, e um público significativo de cientistas, professores e alunos, qualificando o turismo científico da região.