O Governo do Ceará anunciou, nesta segunda-feira (10), que a usina de dessalinização prevista para ser construída na Praia do Futuro, em Fortaleza, vai mudar de lugar para ficar mais distante dos cabos subterrâneos de internet que passam pelo local. 

A usina vai continuar localizada na Praia do Futuro, mas será instalada a mais de 1000 metros do local que estava previsto, o que, conforme os responsáveis pelo projeto, vai afastar qualquer risco de interferência da usina nos cabos subterrâneos de internet. A estrutura de captação das águas do mar também vai ser deslocada junto com a usina.

No local onde era prevista a construção da usina o governo estadual prevê instalar um centro de ensino tecnológico.

A localização da usina era motivo de oposição das empresas de telecomunicações ao projeto, que dizem que as estruturas da usina podem afetar os cabos e interromper o funcionamento da internet no Brasil.

A construção da usina de dessalinização é defendida pelo Governo do Ceará como um dos mecanismos de combate à seca. Uma vez pronta, a usina iria converter a água salgada do mar em água potável, ajudando no abastecimento da população.