Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em reunião realizada em Brasília, o governador do Ceará, Camilo Santana esteve na tarde desta segunda-feira (14) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Em pauta as demandas do Ceará, mas principalmente, sobre a vacina da Covid-19.

“Tenho lutado para que a vacina chegue ao nosso estado o mais rápido possível. Reforcei a importância dessa rápida aquisição e distribuição, independente de qual laboratório, desde que devidamente registrada. O mais importante é que tenhamos a vacina o mais rápido possível. Inclusive a Secretaria da Saúde do Ceará já conta com um plano para a distribuição nos nossos municípios”, ressaltou Camilo.

No encontro, Pazuello informou que lançará oficialmente nesta semana o Plano Nacional de Imunização e vai apresentar a articulação que o Ministério tem feito junto aos laboratórios. O próximo passo será a realização de encontros regionais sobre a logística de vacinação nos estados.

Calendário de vacinação

O Ministério da Saúde tem até esta terça-feira para apresentar as datas de cada etapa do plano de vacinação contra a covid-19. No Ceará, a expectativa é cada vez maior para a chegada da vacina. O governo entregou, no último final de semana, o plano de vacinação, mas o documento não traz a previsão de início da imunização. A ideia é que comece no primeiro semestre de 2021. 

Para a vacinação foram estabelecidas 4 etapas para os chamados grupos prioritários e recebem a vacina, primeiramente, os trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, indígenas e aqueles com 60 anos ou mais que estejam em instituições como lares para idosos.

A Anvisa informou em nota, nessa segunda-feira, que a análise de pedidos para o uso emergencial de vacinas será feita em um prazo de até dez dias e o registro estrangeiro não basta. 

+Veja mais

Os casos diários de covid-19 no Brasil voltaram a crescer e se aproximam do pico de julho. A preocupação agora também é com os casos de reinfecção, no Ceará, mais de 180 pacientes estão em investigação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp