O primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde chegou nesta terça-feira (22) ao Brasil. Aplicado em dose única, o imunizante poderá acelerar a imunização contra a Covid-19 no país, mas deverá ser aplicado rapidamente.
As vacinas deste primeiro lote vencem, de acordo com a validade original de três meses, em 27 de junho. Porém, após decisão da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos de ampliar o prazo para quatro meses, este lote poderá ser usado até agosto. Até a data, se todas as doses forem devidamente aplicadas, 3 milhões de brasileiros estarão totalmente imunizados. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a estratégia é aplicar as 3 milhões de doses da Janssen que chegarão ao Brasil este mês somente nas capitais.
Segundo a Johnson, o imunizante pode gerar reações no local da aplicação: dor, vermelhidão na pele e inchaço. Quanto aos efeitos colaterais gerais, a desenvolvedora informa que foi observado durante os testes dor de cabeça, sensação de muito cansaço, dores musculares, náusea e febre.