O Ceará já aplicou mais de 530 mil doses de imunizantes contra a gripe em todo o território, desde o início da campanha, em 27 de março. O Estado apresenta a maior cobertura vacinal em aplicações em crianças e a segunda posição em grupos prioritários em todo o Brasil.

Para ampliar a cobertura contra as doenças nos públicos-alvo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou diversas ações, incluindo abertura de salas de vacinação em unidades do Vapt Vupt em Fortaleza e no Interior.

Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, que soma 81,8 milhões de pessoas. Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas. 

Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas. Neste ano, todos os segmentos prioritários serão imunizados ao mesmo tempo. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses.