O Governo do Ceará etá realizando a distribuição, nesta terça-feira (19), das doses da CoronaVac para os municípios do interior do Estado. Após desembarcarem em Fortaleza nessa segunda-feira(18), as primeiras 218 mil doses da vacina Coronavac, imunizante de proteção contra a Covid-19, seguiram imediatamente para os demais municípios cearenses.
Desde que as primeiras doses da Coronavac chegaram no Ceará, cerca de 80.300 vacinas contra a Covid-19 foram distribuídas pela Secretaria da Saúde do Estado até a tarde desta terça-feira (19).
Seguindo o que foi elaborado no plano de logística do Governo do Ceará, os lotes foram distribuídos na Capital e para mais 20 cidades polo que correspondem às Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), de onde o material foi repassado aos demais municípios.
Fortaleza foi o município que primeiro vacinou e o que mais recebeu doses nesse primeiro momento – 80 mil ao todo. A técnica de enfermagem do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci, Maria Silvana Souza Reis, 51 anos, foi a primeira a receber o imunizante no Ceará.
No Interior, o primeiro município a aplicar a vacina foi Sobral, na Região Norte. A escolhida foi a agente de saúde Ana Maria do Nascimento, 64 anos. A segunda cidade foi Barbalha, no Cariri. A contemplada foi Maria Francineide de Brito, técnica de enfermagem. Sobral recebeu 2.251 doses e Barbalha 845.
Em Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza terá o aplicativo “Mais Saúde Fortaleza” para agendar a vacinação contra a Covid-19 quando mais doses da Coronavac estiverem disponível, de acordo com a secretária da Saúde da capital cearense, Ana Estela.
As primeiras doses do imunizante já começaram a ser aplicadas em profissionais da saúde e em idosos que vivem em asilos, no local onde trabalham ou moram.
Com as novas remessas da vacina, conforme a secretária, idosos de 75 anos ou mais poderão usar o aplicativo para solicitar a vacina em casa; as demais pessoas poderão agendar o recebimento da dose nos locais de vacinação de Fortaleza: Centro de Eventos, Estádio Presidente Vargas, Ginásio Paulo Sarasate e a Arena Castelão.
Rota de distribuição
O primeiro pouso da Ciopaer ocorreu às 21h21min, quando a Fênix 05 chegou ao município de Quixadá, no Sertão Central. Logo após, a aeronave seguiu até Limoeiro do Norte, onde pousou às 21h48min; em seguida até Russas, onde os imunizantes chegaram às 22h18min; e por fim, a cidade de Aracati, onde o desembarque do carregamento ocorreu às 22h49min. Enquanto isso, na região Norte, a Fênix 09 realizava o transporte para as cidades de Camocim, com chegada às 21h40min; e para Acaraú, às 23h05min. A última aeronave da Ciopaer a pousar em um município no interior do Estado com as doses da Coronavac foi a Fênix 07, em Brejo Santo, na região do Cariri, às 0h47min desta terça-feira (19).