O mês de julho deixa o Ceará bastante movimentado e com isso existem mais oportunidades de emprego. As unidades de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho registram 1.894 oportunidades de trabalho em todo o Ceará nesta semana. Desse total, 217 são destinadas às pessoas com deficiência. Com vagas abertas para diversos setores e ocupações, o maior número está localizado em Fortaleza.
Apesar da oferta, algumas posições ficam à espera do trabalhador. Entre as vagas de difícil colocação, no primeiro semestre de 2023, um dos motivos mais observados foi a elevada demanda em comparação com o estoque de trabalhadores para a ocupação. Esse foi o caso das vagas para operador de telemarketing e vendedor no comércio, na Capital; auxiliar de linha de produção, em Maranguape; e preparador de calçados, em Brejo Santo. Para a indústria calçadista, no último município mencionado, existe atualmente um processo seletivo com cerca de 1.000 empregos disponíveis.
Independente da profissão, é importante que os candidatos fiquem atentos ao mercado e, sempre que possível, atualizem seus currículos. A capacitação, postura profissional e habilidades interpessoais são critérios importantes para o processo de seleção. Os interessados podem buscar mais informações no portal www.idt.org.br.