O Governo do Ceará entregou, nesta semana, 250 tíquetes do Vale-Gás Social que beneficiou 110 entidades. Dos 250 tíquetes que foram distribuídos, 90 foram entregues às cozinhas sociais e os outros 160 foram entregues a organizações da sociedade civil (OSCs) que trabalham com crianças e adolescentes. As entidades receberam dois vales cada e as cozinhas sociais, três. Cada tíquete equivale a uma recarga de um botijão de gás de 13 quilos.

Através desta doação, mais de 17 mil famílias serão atendidas pelas entidades. Ao todo, as cozinhas sociais e OSCs já receberam mais de 1.500 tíquetes do Vale-Gás. Neste mês de março, foi feita a primeira entrega de Vale-Gás Social deste ano. Mais de 200 mil tíquetes foram distribuídos em todo o Estado.

Programa

O Vale Gás Social é uma política pública permanente, sancionada pelo Governo do Ceará em 14 de setembro de 2021, que possibilitará a recarga gratuita do botijão de gás à população cearense em situação de vulnerabilidade, por três vezes ao ano. O benefício é distribuído pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

São contempladas as famílias do Cartão Mais Infância, os jovens do programa Superação e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que possuem renda per capita até R$ 150. A cada edição do Vale Gás, cada família recebe um tíquete para recarga.

Os dados são retirados do CadUnico, por isso a população deve manter seus dados atualizados no cadastro. Para isso, é necessário procurar o CRAS mais próximo de sua residência. O benefício foi um auxílio criado no início da pandemia da Covid-19 para apoiar famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social.