Investindo em melhores condições de trabalho na área da educação, o Governo do Ceará entregou, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), 2.259 notebooks para professores efetivos e temporários da rede pública estadual. A solenidade de entrega contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretária de Educação, Eliana Estrela; e outras autoridades.
Os equipamentos tem o objetivo de auxiliar os profissionais da rede pública estadual no planejamento de suas ações, na organização de sua prática pedagógica e no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula, reforçando o ensino e a aprendizagem. Dentre os professores que receberam o equipamento nesta terça-feira (20) está a professora indígena Carla Patrícia, da Escola Indígena Vila dos Cacos, da etnia Tapeba.
“Eu estou muito feliz de estar aqui recebendo o meu notebook. Na escola em que dou aula, só tem computador de mesa, então agora melhora muito. Para mim, a palavra é gratidão, agora vou ter essa ferramenta digital para fazer meus planejamentos e preparar as minhas aulas”, compartilhou.
Orgulhoso dos resultados positivos da educação cearense, e do constante avanço dos índices na área, o governador Elmano enfatizou a necessidade de continuar investindo na área. “Estamos cumprindo com nosso dever de ir avançando passo a passo, ter as melhores condições para que a educação do Ceará continue avançando cada vez mais. Temos um caminho longo pela frente, sabemos disso, mas continuaremos, porque a educação que queremos está em um patamar acima da que temos hoje. Queremos resultados ainda melhores”, pontuou.
“Estamos cumprindo o processo de entregar mais de 29 mil equipamentos, garantindo notebooks para nossos professores da rede estadual. É um investimento muito bem feito, porque garante ao nosso professor ter esse equipamento importante, porque a educação precisa ter inclusão digital”, ressaltou. “Eu quero que o professor tenha condições adequadas para dar aulas para seus alunos”, completou.
Elmano ainda informou que, para reforçar a inclusão digital, o Estado está em processo de adquirir tablets para mais de 200 mil estudantes da rede estadual, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, um investimento da ordem de R$ 180 milhões.
Investimento e valorização
Os notebooks fazem parte de 29.800 máquinas, adquiridas pela Seduc, no valor de R$ 50,27 milhões, por meio do Programa Ceará Educa Mais, que estabelece 25 ações para fortalecer o processo de aprendizagem, sendo uma delas o Ceará Educa Mais Conectividade. Os demais já foram entregues em anos anteriores.
De acordo com a secretária da Educação, Eliana Estrela, a entrega dos equipamentos integra o processo de valorização dos profissionais da educação, que segue em constante atualização na rede pública estadual. “A entrega desses notebooks é para valorizar mais ainda o trabalho de professores e professoras. Essa é uma ferramenta importante, mais um instrumento para o planejamento, mas também para a formação do próprio professor, que pode participar de cursos online. Além disso, é um equipamento que pode dar conectividade onde ele estiver, porque muitos professores estão fazendo mestrado e doutorado”.
Além da valorização em equipamentos, os professores também obtiveram, nos últimos meses, remuneração atualizada, aumentos remuneratórios diferenciados, pagamento do abono dos professores beneficiários do rateio dos precatórios do Fundef, convocação dos concursados, entre outras conquistas.
Professora de Biologia da EEMTI Hildeberto Barroso, em Itapipoca, Kélvia Correia sente esse momento de valorização como um “olhar cuidadoso” da gestão. “É uma felicidade estarmos recebendo esses notebooks, que não são apenas equipamentos, mas algo essencial para a prática da nossa profissão. Então, para nós, professores, essa entrega simboliza um olhar cuidadoso da gestão com a educação e com o professor”.
Reconhecimento pelo dia a dia
A professora da EEMTI General Eudoro Corrêa, Andrezza Carinne, que também recebeu o seu novo notebook nesta terça-feira (20), pontuou a importância dos investimentos, que simbolizam o reconhecimento e a valorização do professor. Para ela, são ações assim que motivam professores e fazem a diferença no dia a dia. “O Ceará tem resultados diferenciados porque temos professores diferenciados. Como professores tentamos dialogar com alunos, para além das matérias, conversar, compreender, motivar, mostrar para os alunos que estudar abre portas para o futuro. Nós motivamos os alunos para acreditarem”, compartilhou.
Eliana Estrela concordou com a professora, e enfatizou que a ação é para além da valorização, mas também um reconhecimento para a categoria. “Temos um time maravilhoso e valoroso da educação no Ceará. Então, para os professores e professoras, prestamos o nosso reconhecimento ao trabalho que é desenvolvido no chão da sala de aula, dando cada vez mais oportunidade aos nossos jovens, construindo o conhecimento, que é algo que ninguém tira da gente. Então a nossa gratidão e reconhecimento sempre aos nossos professores”.