Hoje nós vamos conversar sobre um dos ramos mais completos do mercado e que atua em diferentes áreas: a engenharia civil. Para se ter uma ideia, são formados 35 mil profissionais por ano. No entanto, há um déficit de 100 mil engenheiros no país. Então, não falta mercado para quem quer apostar na profissão. E quem pensa que o engenheiro lida apenas com construções, cálculos e plantas está muito enganado. Com uma abordagem completa, o engenheiro capaz de resolver vários problemas do dia a dia. Por isso, hoje nos vamos falar sobre o dia dia do engenheiro.
O profissional que se forma nessa área cuida de etapas construtivas e de reforma, é ele quem projeta, acompanha e orienta as fases da obra para que tudo saia como o planejado. Ele é responsável, por exemplo, pelos cálculos estruturais e, também, por definir como deve ser feita uma fundação.
E tem mais: além de criar o projeto, é o engenheiro quem supervisiona a equipe e se preocupa com orçamento, prazo e segurança dos trabalhadores. Não é só com prédios que o engenheiro trabalha, ele também fica responsável por outros elementos, de estradas a barragens.
A profissão é cheia de ramificações: um engenheiro cuida do sistema elétrico, hidráulico e de saneamento. Para completar, é quem faz avaliações sobre solos e condições ambientais. Por causa de sua formação, é o profissional mais capacitado para emitir laudos e outros tipos de pareceres técnicos. Ele pode atestar a segurança de uma estrutura ou a falta dela, recomendar medidas e apontar problemas.