Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentada hoje, revelou que as vendas do comércio varejista no país cresceram 1% no mês de abril em relação ao mês anterior. Essa é a maior alta registrada no mês de abril em 9 anos.

A receita nominal do setor fechou também com crescimento de 1,3%. O crescimento de abril acontece depois de dois meses consecutivos de queda, período em que acumulou retração de 1,6%.

Apesar do crescimento de março para abril, as vendas do comércio fecham o primeiro quadrimestre do ano com queda acumulada em termos de volume de vendas de 1,6% frente a igual período do ano passado, mas com crescimento de 1,5% no mesmo período em relação à receita nominal do setor.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com abril de 2016, o volume de vendas do comercio fechou com crescimento de 1,9%.

Crescimento por setor

Os setores com maior influência positiva foram os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 0,9 por cento em relação a março.

Já as atividades do setor de vestuário e calçados mostraram ganhos nas vendas mensais de 3,5%; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação subiram 10,2 %. Já no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, apresentou ganho de 1,5%.