O consumo de cerveja em 2022 alcançou o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, que representa um crescimento de 8% em relação a 2021, de acordo com levantamento da Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja. Com o retorno de grandes eventos, festas e torneios esportivos, as vendas da cadeia cervejeira apresentou alta de aproximadamente 19,8% em comparação a 2021, totalizando R$ 277,4 bilhões ante R$ 231,6 bilhões no ano anterior.

O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de cerveja e a produção representa 2% do Produto Interno Bruto, gerando mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, com massa salarial de R$ 27 bilhões. Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais. A categoria de cerveja mais popular continua sendo a lager, que representa 97% do volume total de vendas de cerveja no varejo. Skol e Brahma permaneceram na liderança das marcas com maior volume de consumo no País, seguida da Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser. O levantamento revelou ainda que a cerveja não alcoólica registrou bons números em 2022, com volume de 380 milhões de litros vendidos, um crescimento de 37,6% nas vendas em comparação com 2021.