Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Na madrugada do último sábado (11), o vereador de Fortaleza Luiz Paupina (Agir) foi detido por porte ilegal de arma de fogo. A polícia encontrou uma arma no veículo do parlamentar após abordá-lo em uma festa com paredões de som que incomodava os vizinhos. O vereador afirmou que a arma é legal.

Em nota a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que foi feita uma denúncia de som alto, ao chegar no local foi ”encontrada em numa Hilux preta uma arma pertencente a um indivíduo que se apresentou como organizador de uma festa [vereador Luiz Paupina]”. A arma de fogo é uma pistola Taurus 838C, calibre. 380, carregada com 15 munições além de dois carregadores adicionais com 15 munições cada, totalizando 45 munições intactas, além de um porta-carregador e uma lanterna.

O vereador foi conduzido ao 34º Distrito Policial, onde a autoridade policial conformou o entendimento do porte ilegal de arma de fogo e determinou fiança, cujo valor não foi informado pela SSPDS. Luiz Paupina pagou o valor e foi solto em seguida.

Mesmo após a detenção, o parlamentar confirma que a arma apreendida é legal e registrada. “Sou atirador esportivo e possuo todas as autorizações necessárias para exercer as atividades de Colecionamento de Armas de Fogo, Tiro Desportivo e Caça (CAC), tendo inclusive apresentando, além do registro da arma, a guia de trânsito”, disse em suas redes sociais.

Luiz publicou também uma imagem que informa que ele é guia de transporte da arma. “Autorização para utilização em treinamentos e/ou competições de tiro esportivo do local de origem para estandes de tiro registrados”. A guia não cita manter a arma guardada no veículo estacionado em locais de festa ou similares.

Para quebrar a imagem registrada no dia anterior, neste domingo (12), o vereador publicou em suas redes sociais diversas fotos e vídeos numa ação social que conduziu para os moradores de rua na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza: ”Independente de qualquer coisa, isso aqui me deixa bem mais leve, chegamos com um peso, mas saímos muito melhor”. O vereador afirmou que realiza esse tipo de ação há mais de 20 anos em parceira com instituições.