O reajuste de 3,71% concedidos pela mesa diretora da Câmara Municipal de Fortaleza para servidores da Casa e vereadores é contestado pelo vereador do Solidariedade, Odécio Carneiro. O Projeto de Lei nº 22/2019, propondo a concessão, começou a tramitar no dia 12 de fevereiro e no mesmo dia, Carneiro entrou com uma emenda ao Projeto, mantendo o benefício aos servidores, mas excluindo os vereadores.
O vereador explica que é importante, neste momento de crise econômica, que os parlamentares corroborem com seu dever de racionalização de recursos públicos e evitem gastos extraordinários.
Confesso que fui surpreendido em minhas redes sociais com cobranças de pessoas protestando contra este aumento. Eu sou uma pessoa que tenho uma conduta dura no trato da coisa pública. Eu precisava, pelo menos, ser consultado a respeito disso. Por isso, apresentei esta emenda embargando este aumento, explicou.
Odécio Carneiro afirma que não utiliza 100% da verba de desempenho parlamentar e só emprega em seu gabinete o mínimo de assessores, oito dos 22 possíveis. “Nos dois anos de gestão, já economizei mais de um milhão de reais para os cofres públicos”, ressalta.
O parlamentar destaca que sua linha de atuação na Câmara Municipal de Fortaleza é de combate à corrupção, fim dos privilégios políticos e defesa da família.