Na sessão extraordinária virtual que aconteceu nesta quarta-feira (28), os vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza aprovaram o projeto nº 222/21, de autoria do vereador Júlio Brizzi (PDT) e Guilherme Sampaio (PT), que objetiva estimular a doação de voluntária de alimentos durante a vacinação contra a Covid-19 na capital.
A matérias destaca a importância de incentivar a solidariedade e contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade social mais impactadas com as necessárias medidas de enfrentamento à pandemia.
A iniciativa cria a Campanha Vacina Solidária para combater a fome e a miséria através de doações espontânea de alimentos e mantimentos durante a vacinação contra a Covid-19, podendo ser realizada no entorno dos postos de imunização ou nos próprios postos de saúde, quando essa medida for sanitariamente adequada.
A matéria também prevê o estímulo a empresas e organizações da iniciativa privada para a doação de alimentos e mantimentos a serem distribuídos entre entidades e abrigos que atendam pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua.
Ganhará o Selo Voluntário Pela Vida à pessoa que, no ato de sua imunização contra a Covid-19, doar pelo menos 1 kg de alimento não perecível.
Fica sob responsabilidade do Poder Executivo implementar ações de comunicação, logística e seleção do público destinatário, bem como quaisquer outras ações necessárias para a efetivação da iniciativa. A Prefeitura poderá celebrar parcerias com organizações da sociedade civil, para a execução das ações de comunicação e logística.
Foi aprovado uma emenda substitutiva reunindo o conteúdo dos projetos 222/21 e 226/21, de autoria dos vereadores Júlio Brizzi e Guilherme Sampaio, unificando as propostas.