Durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (10), vereadores destacam intervenções no bairro Aracapé, aniversário do Partido dos Trabalhadores, importância da vacinação, compromisso com a defesa dos direitos humanos, retomada econômica e indicação de fisioterapeutas nas UPAs, dentre outros assuntos.

Júlio Brizzi (PDT)

Reforçou a importância dos cuidados como o uso da máscara, do álcool em gel, distanciamento social, tendo em vista o aumento do número de casos e a ocupação de leitos no Estado. Segundo o parlamentar, a nova cepa do coronavírus que está circulando em Fortaleza, tem afetado os mais jovens.

“Fazer um apelo pois a gente está num processo de vacinação com todo o esforço do Governo e da Prefeitura. Pedir a compreensão para que a gente evite aglomeração. Não é possível que ainda tenha festa clandestina e reunião com muita gente. Essa doença é muito grave, então precisa da responsabilidade de todo nosso povo, a pandemia não acabou.”, apontou.

Pedro Matos (PROS)

Pedro Matos utilizou seu tempo para destacar dois de seus projetos já protocolados na Casa. O projeto de lei nº 57/2021, que dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica no município de Fortaleza; e o projeto de indicação nº 158/2021, que sugere a criação de Areninhas Eletrônicas, destinadas a promover a democratização do acesso às práticas esportivas (e-sports) e fomentar seu desenvolvimento na cidade.

“É muito importante trazer essa bandeira de tecnologia e inovação para a Câmara Municipal. Vários clubes de futebol já estão criando seus times de gamers. Pessoas que iniciaram essa atividade brincando já viraram profissionais e tem com isso sua fonte de renda”, declarou.

Leo Couto (PSB)

O parlamentar usou a tribuna para anunciar requerimento para criação de uma frente parlamentar de retomada do crescimento econômico em apoio ao empreendedorismo, emprego e renda, em virtude da pandemia da Covid-19. Ele também quer tornar viável seu projeto Jovens pelo Futuro, que fomenta vagas para programadores. A ideia é gerar mais de 10 mil empregos em Fortaleza.

“Nós já estamos com a nova variante do coronavírus circulando na cidade e está mais intenso nos jovens de 30, 40 e 50 anos. Por isso, precisamos ter muito cuidado. Peço apoio dos vereadores na frente parlamentar para discutir com a população novas medidas para a geração de empregos”, disse.

Dr. Luciano Girão (Progressistas)

O parlamentar chamou a atenção dos colegas vereadores para o Projeto de Resolução nº 9/2021 hoje em pauta. Segundo ele, é de extrema importância que seja consensualmente aprovado para a disciplina de medidas excepcionais e temporárias que viabilizam o funcionamento das atividades do plenário e das comissões durante o atual quadro de pandemia da Covid-19.

Professor Enilson (Cidadania)

O vereador Professor Enilson ressaltou a questão do aumento do número de casos de Covid-19 no Ceará e afirmou que apresentará um projeto na Casa para garantir a presença dos profissionais fisioterapeutas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

“Fisioterapeutas são necessários para a recuperação do pulmão dos pacientes internados. Por isso, vamos entrar com um projeto para que os profissionais estejam 24 horas presentes nas UPAs”, falou.

Ana Aracapé (PL)

A vereadora ressaltou seu compromisso com as demandas da Regional 10, em especial com a comunidade do Aracapé, destacando que, em visita ao bairro, ao lado do secretário Leonardo Freire, solicitou algumas intervenções como pavimentação, saneamento e revitalização de ruas.

“Estou nesta Casa para legislar, criar projetos, fazer leis e aprovar leis que venham trazer qualidade de vida para nossa gente e população. Esta luta se iniciou este ano, mas teremos quatro anos e vou estar atenta na fiscalização em prol do nosso povo”, ressaltou.

Ronivaldo (PT)

Destacou o aniversário do Partido dos Trabalhadores, que celebra hoje 41 anos de existência. A data será comemorada com um evento online sob a comando do ex-presidente Lula, presidente do partido e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad. A ex-presidenta Dilma Rousseff, os governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores também participam da programação.

Em sua fala, Ronivaldo agradeceu aos seus pares por o escolherem como líder do partido na Câmara Municipal de Fortaleza.

“É um prazer, eu que tenho a honra, por decisão da minha bancada de ter sido eleito o líder do PT na Casa e poder dizer que hoje é uma nova primavera para o nosso sonho e digo isso, do Partido dos Trabalhadores que, em 41 anos de trajetória, nos orgulha muito. Costumo dizer que o maior patrimônio do partido é a sua militância”, frisou.

Priscila Costa (PSC)

Ressaltou seu compromisso em defesa dos direitos humanos, ainda mais com a pandemia, que tem afetado toda a população da cidade.

“Me comprometer com esse olhar, aonde a Comissão de Direitos Humanos, torna urgente seu trabalho em um momento pandêmico”, destacou.

(*) Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza.