Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antonio Henrique (PDT), recebeu, na manhã desta segunda-feira, a visita de vereadores eleitos em novembro e que, no dia primeiro de janeiro de 2021, assumem o mandato. Os novos parlamentares ouviram orientações sobre a solenidade de posse e, também, o funcionamento do Legislativo Municipal.

A solenidade de posse aconteceu de forma virtual – um fato inédito na história do Legislativo da Capital. A medida é uma iniciativa para evitar aglomerações em meio à pandemia da Covid-19. O presidente da Mesa Diretora, ao receber os novos vereadores, os saudou com votos de boas-vindas e desejou a todos um bom mandato.

“Quero que todos se sintam bem acolhidos. Não tenho dúvida de que o povo de Fortaleza escolheu bem. E se nos deram essa responsabilidade, teremos o compromisso de trabalhar por toda a nossa cidade. Então desejo que todos façam um bom mandato”, disse Antonio Henrique, ao fazer uma saudação aos novos companheiros de Parlamento.

POSSE E ELEIÇÃO DA MESA


A pandemia da Covid-19 muda, pela primeira vez, a solenidade de posse dos vereadores que, ao invés de presencial, será virtual. De acordo com o Cerimonial da Câmara Municipal, os vereadores irão participar, pela internet e direto dos gabinetes, da solenidade. Segundo, ainda, o Cerimonial, o vereador mais velho irá presidir a sessão de posse e, ao lado de outros dois parlamentares, ficará no Plenário da Casa.

O rito da solenidade prevê, ainda, que, por ordem alfabética, os vereadores serão convocados, em grupo de cinco, a irem ao Plenário para a assinatura do termo de posse. Após a posse, os vereadores participarão, por videoconferência, da eleição da Mesa Diretora. O atual presidente Antonio Henrique (PDT) é o nome de consenso do grupo aliado ao prefeito José Sarto para comandar a Câmara no biênio 2021/2022.

Logo após anunciado o resultado da votação pelo presidente da sessão, os membros da Mesa Diretora eleita deverão ir ao Plenário tomar posse e seus assentos. Em seguida, serão empossados o prefeito Sarto Nogueira (PDT) e o vice-prefeito Élcio Batista (PSB).

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp