O viaduto da BR-020, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza será liberado na próxima segunda-feira (29). As informações foram confirmadas pelo Departamento Nacional de Estrutura de Transportes no Ceará (Dnit). O equipamento estava interditado desde o dia 03 de janeiro, quando foi alvo de uma explosão durante a onda de ataques no Ceará.
Desde o início das ações criminosas, no dia 2 de janeiro, ocorreram pelo menos 258 ataques contra ônibus, carros, prédios públicos, prefeituras e comércios em 50 dos 184 municípios cearenses. Os crimes começaram em Fortaleza e se espalharam para a Região Metropolitana e diversas cidades do interior. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará confirmou que 461 pessoas foram detidas por envolvimento nas ações criminosas.
De acordo com Liris Campelo, Superintendente Regional do Dnit, até a noite da segunda-feira (29) ocorrerá a liberação completa do viaduto. Durante a manhã, o fluxo dos veículos será liberado por baixo do viaduto e, pela tarde, a parte de cima ficará livre.
Antes, serão realizados testes na estrutura. “Na sexta-feira (26) será realizado um teste de carga dinâmica, com uso de um caminhão e leitura de deformação do equipamento”, explicou Liris Campelo.
Após o ataque, uma das colunas ficou com a estrutura danificada e parte dos ferros foram expostos. Desde então, o equipamento teve o acesso bloqueado e precisou passar por uma reforma que custou R$ 1,8 milhão.