O governador Elmano de Freitas (PT) embarcou para missão oficial em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde cumprirá agenda internacional até o próximo dia 12 de maio em busca de novos investimentos e parcerias para o Ceará. Com a ausência do governador, o comando interino da administração estadual ficará com o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.
A transmissão do cargo ocorreu porque tanto a vice-governadora Jade Romero (PT) quanto o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), também estarão fora da linha sucessória por integrarem o cenário político das eleições de 2026.

Durante a missão internacional, Elmano participará de encontros voltados à atração de investimentos e ao fortalecimento de áreas estratégicas da economia cearense.
“Nossa missão é fortalecer áreas estratégicas, como tecnologia e indústria, atraindo investimentos, gerando oportunidades e impulsionando ainda mais o desenvolvimento do Ceará”, destacou o governador.
Ao assumir interinamente o comando do Estado, o presidente do TJCE ressaltou o caráter institucional e protocolar da função.
“Cabe ao presidente do Tribunal assumir de maneira, a meu ver, protocolar. Isso não interfere em absolutamente nada no que está sendo executado pelos diversos órgãos e autoridades do Executivo”, afirmou o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.
A agenda internacional do governador inclui reuniões com empresários, investidores e representantes de setores ligados à tecnologia, inovação e indústria, dentro da estratégia do Governo do Estado de ampliar a captação de investimentos externos e fortalecer a economia cearense.
