Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Eusébio, através do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (11) uma ação educativa nos supermercados e demais comércios do município visando alertar o consumidor sobre o consumo de peixes e ovos de chocolate, produtos mais consumidos nesse período da Páscoa. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Adriana Bezerra serão divulgados cartazes nos locais para alertar o consumidor sobre o que deve ser observado de características nesses alimentos.

Adriana observa que o consumidor na hora da compra de peixes deve verificar no caso do produto congelado, se eles estão bem embalados, se estão conservados em temperatura adequada e sem acúmulo de água e gelo na embalagem. Já com relação aos peixes frescos, verificar se estão refrigerados, com escamas bem aderidas ou couro integro e com olhos brilhantes e transparentes.

Já os peixes secos devem estar armazenados em local limpo, protegidos de poeira e insetos, não devem apresentar mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas e sem limosidade superficial (sujeira) e odor desagradável.

Chocolates

Com relação a compra de ovos de chocolate e produtos afins, a recomendação é que o consumidor só adquira produtos com embalagens integras, livre de furos; que estejam armazenados em local fresco e seco; que estejam no prazo da data de validade e não estejam derretidos. Nesta segunda feira a ação foi realizada nos grandes supermercados e nesta terça-feira em peixarias e docerias.

Adriana destaca o consumidor pode auxiliar nesse trabalho, sendo ele próprio o fiscal do que está sendo comercializando e no caso de irregularidades pode fazer a denúncia através do número (85) 998147.3407.

(*) Com informações Prefeitura do Eusébio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp