As escolas cearenses vêm recebendo, nos últimos dias, um reforço na segurança para evitar ações de violência. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) divulgou, nesta quarta-feira (19), que com o trabalho de inteligência e investigação, 88 perfis em mídias sociais estão sendo monitorados. Destes, 63 autorias já foram identificadas e outras 25 estão em análise. Ao todo, 58 pessoas foram conduzidas a unidades da Polícia Civil. Os dados são do dia 3 de abril até esta quarta-feira, 19 de abril.
Uma das pessoas conduzidas a delegacia é um adulto de 21 anos, que foi preso em flagrante, no município de Pacatuba, por armazenar pornografia infantil e é investigado por ameaçar escola. Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido em flagrante por um Ato Infracional análogo ao crime de ameaça, em Fortaleza.
Outro adolescente de 14 anos foi apreendido por um Ato Infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio, no município de Farias Brito. Mais um adolescente de 16 anos também foi apreendido por divulgar fake news, em Tianguá. Com relação às demais pessoas – entre crianças, adolescentes e um adulto de 21 anos -, foram realizados os procedimentos cabíveis para cada caso. Celulares foram apreendidos. Diligências seguem em andamento.
A SSPDS ressalta que, de forma preventiva, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuam realizando rondas e paradas de viaturas em pontos-bases na frente de escolas públicas e privadas e vêm mantendo conversas de aproximação com diretores e responsáveis por unidades de ensino.
As equipes de serviço também realizam visitas nas instituições escolares durante os turnos que ocorrem as aulas. Apenas de terça-feira, dia 11, até hoje (19), 3.936 unidades de ensino foram visitadas pela PMCE em todo o Ceará. Equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também realizam visitas em escolas.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.