Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os governadores nordestinos se reúnem nesta segunda-feira (29), na Bahia, para debater a instalação do Consórcio Nordeste, que prevê parcerias entre os estados em diversas áreas. Por questões de saúde, o governador Camilo Santana (PT) ainda não confirmou a presença na reunião. Nesse caso, a vice, Izolda Cela, deve estar presente.

O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (Expresso Fm 104.3 na Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior + Redes Sociais) desta segunda-feira (29), ente os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, que comentaram a importância do encontro para o estado cearense.

Segundo o jornalista Beto Almeida, os governadores têm como pauta principal os apontamentos de como o Consórcio do Nordeste irá ajudar os estados nordestinos. Além de fortalecer a relação entre eles, a parceria poderá baratear os serviços na região. A criação do consórcio foi aprovada nas assembleias legislativas do Ceará e dos outros oito estados em maio deste ano.

Eleição

A região nordeste foi a única em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) perdeu no segundo turno das eleições presidenciais de 2018. Fernando Daddad (PT), segundo colocado no pleito, recebeu 69,7% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro registrou 30,3% dos votos na região.

Diante das recentes polêmicas envolvendo o presidente e governadores da região, os chefes do executivo intensificaram reuniões. Nesse sentido, hoje, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste deve ser instalado oficialmente.