Uma ampla reportagem do Jornal Folha de São Paulo, com publicação no UOL, mostra os novos caminhos da política no Ceará com o declínio da família Ferreira Gomes e a liderança do senador e Ministro da Educação, Camilo Santana.


A reportagem destaca que a visita do presidente Lula, na última sexta-feira, ratificou a força alcançada pelo Ministro Camilo Santana que se torna o nome mais forte da política cearense.


JORNAL ALERTA GERAL REPERCUTE REPORTAGEM


O Jornal Alerta Geral repercute a reportagem nacional que mostra a dança de cadeiras no poder político do Ceará, com um ciclo liderado pelo PT sob a orientação do Ministro da Educação, Camilo Santana. O repórter Carlos Alberto conta detalhes dos meandros da política que transformaram Camilo na mais nova liderança política estadual.


O Jornal Alerta Geral, que é gerado a partir dos estúdios da FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão para mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.


HABILDIDADE DE CAMILO E O RACHA NO PDT

A habilidade de Camilo ficou ainda mais evidente quando, nas eleições de 2022, após o PDT romper a aliança com o PT, decidiu bancar, com o aval do então presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva, a candidatura de Elmano de Freitas ao Governo do Estado.


O ex-ministro Ciro Gomes que, no ano passado concorreu à Presidência da República e amargou a quarta posição na preferência dos eleitores, desdenhou da força de Camilo, escolheu o ex-prefeito Roberto Cláudio para disputar o Palácio da Abolição e viu o PDT ficar em uma distante terceira votação, bem atrás do segundo colocado Capitão Wagner (União Brasil).


Camilo, que uniu 9 partidos e atraiu o apoio de dezenas de prefeitos do PDT descontentes com a imposição da candidatura de Roberto Cláudio, conquistou um mandato de senador com mais de 3 milhões e 300 mil votos e surpreendeu o cenário político estadual e nacional ao eleger, no primeiro turno, o governador Elmano de Freitas.


Com a vitória do presidente Lula, Camilo redesenhou o mapa político do Ceará e deixou os irmãos Ferreira Gomes como coadjuvantes no cenário do poder estadual. Longe do poder, Ciro está em Portugal e, na semana passada, fez duras críticas ao Governo Lula, mesmo o PDT ocupando o Ministério da Previdência Social.

LEIA MAIS