O início de um ano letivo exige cuidados: para os alunos menores, muitas vezes é a primeira experiência em um ambiente escolar e é também o período em que as crianças acabam adoecendo. Pensando em evitar alguns problemas de saúde, é importante seguir alguns cuidados, entre eles, manter o cartão vacinal atualizado.
O Ministério da Saúde conta com o Programa Nacional de Imunização que garante vacinas eficazes e seguras para toda a população, com foco principalmente nos primeiros anos de vida, quando o sistema imune ainda está em desenvolvimento.
No calendário das crianças, estão programadas vacinas contra agentes que podem causar doenças infecciosas graves que podem levar a sequelas e até a óbito, como pneumonias, meningites, coqueluche, catapora, caxumba, sarampo, tétano, entre outras.
Para as crianças que estão ingressando em um ambiente escolar ou creche, a principal orientação para manter a saúde das crianças é atualizar o calendário vacinal. Embora às vezes seja inevitável que a criança pegue alguma virose, aquelas vacinadas terão sintomas com menor intensidade e gravidade. Outro ponto levantado pela médica, é que os pequenos que estiverem com algum sintoma devem permanecer em casa.
A Saúde do Ceará recomenda aos municípios a realização de Dias D mensais para estimular a atualização da caderneta de vacinação. Neste mês, tendo em vista o retorno das atividades escolares, a data sugerida para a mobilização é no dia 27 de janeiro. Para receber o imunizante, a população deve buscar os locais de vacinação de acordo com a programação de sua cidade. Já durante a semana, a recomendação é buscar o posto de saúde mais próximo de casa e atualizar o esquema vacinal.