Fortaleza é uma das cinco capitais brasileiras que terão acompanhamento, na votação desse domingo, da ONG Transparência Eleitoral Brasil. É primeira missão de observação eleitoral nacional do Brasil a ser feita pela entdiade. A missão será liderada pela Coordenadora Geral da Transparência Eleitoral Brasil, Ana Claudia Santano, e foi credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reconhecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA).
De acordo com a ONG, a observação será realizada em locais de votação e de apuração de votos em cinco capitais (Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, João Pessoa e Belém) e acompanhará a totalização dos votos em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral. Serão observados, entre outros pontos, a rotina do dia de votação, os procedimentos adotados para a emissão do voto e a atuação da Justiça Eleitoral nas diferentes regiões do país.
Ao todo, são 47 observadores voluntários sem nenhum vínculo com partidos, com a Justiça Eleitoral ou com a administração pública que foram selecionados por edital e passaram por uma capacitação para a tarefa. O grupo atuará com isenção e independência, de acordo com as normas internacionais de observação eleitoral. De acordo com a coordenadora da Transparência Eleitoral Brasil, Ana Claudia Santano, esta será a primeira vez que uma organização não governamental nacional realiza uma observação formal do processo eleitoral no Brasil.
“É um momento muito importante para entendermos a dinâmica das eleições no país”, afirma.
O relatório parcial sobre a observação deve ser divulgado na semana seguinte ao pleito e o relatório final com todas as observações e conclusões, bem como os formulários usados para a avaliação ficarão disponível ao público no ano que vem.
Coletiva para a imprensa:
Na capital, a coordenação local das atividades ficará a cargo da professora e voluntária da Transparência Eleitoral Raquel Machado. Ela vai conceder uma coletiva de imprensa no TRE-CE as 17h30.
Sobre a Transparência Eleitoral Brasil
A Transparência Eleitoral Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como princípio fundamental o desenvolvimento da democracia e de práticas democráticas nas instituições e na sociedade civil. A organização Transparência Eleitoral Brasil se une aos esforços de outros países latino-americanos em projetos que visem o fortalecimento democrático, o despertar desses valores, bem como a solidificação de um sentimento em torno da democracia.
(*) Com informações da ONG Transparência Eleitoral Brasil