Na tarde desta segunda-feira (4), os usuários do WhatsApp, Facebook e Instagram relataram que estão enfrentando falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens das redes sociais. As plataformas são utilizadas como ferramenta de trabalho, estudos e, também, como meio de venda para lojas virtuais. A pane no sistema prejudica o desemprenho das atividades.
As redes sociais estão fora do ar globalmente desde por volta de meio-dia e sem previsão de retorno. Ninguém consegue enviar mensagens no WhatsApp ou carregar novos posts no Instagram e Facebook.
De acordo com a empresa responsável pela redes, aqui no Brasil, a situação está sob investigação. Andy Stone, executivo de comunicações do Facebook, também falou sobre a situação em uma postagem no Twitter.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, escreveu.
O assunto já é o mais comentado do Twitter no Brasil, com mais de 500 mil postagens. Muitos internautas relatam que fizeram testes com suas conexões de internet antes de perceberem que o problema era das plataformas. O nome de Zuckerberg, dono do grupo Facebook, também foi citado em alguns memes compartilhados por usuários.
As plataformas já apresentaram instabilidade em outros momentos neste ano. Em agosto, por exemplo, o Facebook teve uma falha na ferramenta de pesquisa do site. Em junho, também houve um problema simultâneo no WhatsApp, Facebook e Instagram. Em abril, a queda no sistema das redes do grupo também se repetiu.
O site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.