Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Como se Rodrigo Janot já não tivesse trabalho suficiente, ele agora terá de lidar com a grita dos evangélicos. Isso porque o procurador-geral da República mantém posição firme contra leis municipais que proíbem o ensino de educação sexual e ideologia de gênero. Segundo deputado federal Ezequiel Teixeira (Podemos-RJ), a atitude de Janot é autoritária. Ele fará um discurso contra a atitude no plenário da Câmara. A PGR já apresentou ações para derrubar a proibição nas cidades de Cascavel (PR), Blumenau (SC), Paranaguá (PR), Palmas (TO), Novo Gama (GO), Ipatinga (MG) e Tubarão (SC).

Padrinhos suspeitos

Os 1.200 procuradores da República escolhem, hoje, 27, a lista tríplice a ser enviada para o presidente Michel Temer escolher o sucessor de Rodrigo Janot. São oito candidatos. Dizem que a favorita é Rachel Dodge, apoiada pelo PMDB nas pessoas dos “idôneos” Romero Jucá, José Sarney e Renan Calheiros.

Goodbye

Chama a atenção anúncios do Governo do Estado incentivando o cearense a ir a outros países através de oito voos internacionais, a partir do Aeroporto Pinto Martins. Os que estranham alegam que há no Ceará belos lugares a serem explorados e conhecidos, como as praias, falésias, serras, chapadas e o turismo religioso. O dinheiro circularia no próprio Estado.

Indústria da multa

O Detran do Ceará arrecadou pouco mais de meio bilhão de reais em multas nos últimos três anos. Seria bom que boa parte dessa grana fosse investida em sinalizações das estradas, limpeza de acostamento, educação de trânsito e na recuperação e na construção de rodovias. Os buracos são responsáveis pela maioria dos acidentes e da quebra dos veículos.

Gente boa

Brasileiros indignados com o parecer de uma psicóloga sobre Anna Carolina Jatobá, madrasta da garota Isabella Nardoni. Para libertar Jatobá, a psicóloga disse que ela possui valores éticos e morais e que não traz nenhum perigo à sociedade. Pelo visto, em breve a madrasta ganhará a liberdade.

Igual a Dilma

É impressionante e vergonhoso o despreparo de Michel Temer e de sua equipe internacional. Como se não bastassem as gafes imperdoáveis cometidas pelo presidente em sua recente viagem à Rússia e à Noruega, em discurso nesta segunda (26), no Planalto, ele lembrou da passagem por Moscou e referiu-se aos empresários e empreendimentos locais como “soviéticos”.

Barroso X Gilmar

Às vésperas da denúncia da PGR contra Michel Temer, Luís Roberto Barroso (STF) saiu em defesa do Ministério Público e da atuação de Rodrigo Janot, na manhã de ontem. Disse que a atuação de promotores e procuradores não reflete um Estado de abuso, conforme críticas recentes de Gilmar Mendes, mas sim de um Estado que começa a se democratizar.

Olha a banana, olha o bananeiro…

“É o Estado Democrático de Direito contra uma república de bananas que sempre varreu a sujeira para debaixo do tapete”, afirmou Barroso. Na semana passada, Gilmar Mendes disse que as investigações da Lava Jato se “expandiram demais” e que era preciso criticar os “abusos”. “Investigação sim, abuso não”, declarou.

Vai-e-vem das malas

“O procurador-geral da República, que é procurado por alguém que traz provas, decide investigar e apura que as informações eram verdadeiras, que as malas de fato circulavam, e de fato instaura inquérito. Isso é abuso do Ministério Público ou é o seu dever?”, indagou Barroso durante uma palestra no Insper, em São Paulo.

Até os dentes

O Palácio do Planalto já se arma contra as acusações de Janot. Uma das linhas adotadas é a de desacreditar os argumentos apresentados pela PGR. A outra, na Câmara dos Deputados, é mobilizar a base aliada para barrar a denúncia.

Fila sem fim

O Procon Fortaleza vai ingressar nesta terça-feira, na Justiça Federal do Ceará, com ação civil pública, pedindo indenização individual para consumidores que esperaram por atendimento nas filas de bancos da capital, no intervalo acima de 15 minutos. Clientes relataram descumprimento da lei estadual por parte dos bancos, alegando que, em alguns casos, chegaram à agência bancária às 10 horas da manhã, mas somente foram atendidos no fim do expediente bancário, por volta das 16 horas.

Não mais que isso

Pelo menos, cinco bancos foram denunciados pelos clientes e serão inclusos na ação civil pública. Os nomes das instituições financeiras serão divulgados hoje. Os consumidores devem ser atendidos nas agências bancárias por até 15 minutos de espera em dias normais e por até 30 minutos em vésperas ou dias imediatamente seguintes a feriados, bem como em datas de vencimento de tributos, pagamento de vencimento a servidores públicos, e ainda no início e final de cada mês.

Como denunciar

Denúncias também podem ser realizadas pelo aplicativo Procon Fortaleza, no sistema Android: Procon Fortaleza; ou no sistema iOS: http://app.vc/procon.fortaleza; e ainda pela Central de Atendimento ao Consumidor 151. Para registrar reclamação individual, o consumidor deve acessar o portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo defesa do consumidor.

Esforço justo

A II Semana Estadual do Júri do Tribunal de Justiça começou, ontem, com 152 julgamentos agendados, sendo 25 no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, e 127 no interior do Estado. A iniciativa segue até sexta-feira (30), envolvendo casos de crimes dolosos contra a vida (homicídio, infanticídio, incitação ao suicídio e aborto).

Foram priorizados processos de réus presos e com denúncia recebida até 31 de dezembro de 2012, conforme meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

Segurança viária

Experiência pioneira no Ceará, o Observatório de Segurança Viária quer dar transparência e ampliar as discussões sobre a problemática de mortes e feridos no trânsito em Fortaleza por meio da instituição do Conselho de Segurança Viária de Fortaleza, fórum permanente com participação de acadêmicos de várias universidades, instituições do poder público, além de representantes da sociedade civil. A iniciativa, que conta com o apoio da Parceria Global pela Segurança Viária, da Cruz Vermelha Internacional e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, será inaugurada, hoje, às 9 horas, na Unifor.