Os bastidores da escolha do nome do PDT ao Governo do Estado andam agitados em meio à expectativa sobre os resultados de uma pesquisa que mostra a preferência dos eleitores por um dos pré-candidatos da base governista.


A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi realizada como principal instrumento para definição do nome a ser lançado pelo PDT ao Palácio da Abolição e poderá ser divulgada a qualquer momento. O repórter Carlos Alberto relata, em participação no Jornal Alerta Geral, a agitação sobre esse debate.


Os bastidores da escolha do candidato do PDT ganham destaque no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM Expresso 104.3 e tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.


Simultâneo à liberação dos números desse levantamento, a Governadora Izolda Cela, que se lançou pré-candidata à reeleição, recebe apoio do ex-governador e pré-candidato ao Senado, Camilo Santana, e do PT.


FRENTE DE APOIO


O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, o deputado estadual Zezinho Albuquerque, e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, construíram nos bastidores uma frente de apoio a Izolda Cela. Ivo fez, na última quinta-feira, longos elogios a Izolda Cela, deixando transparecer a sua preferência entre os nomes apresentados pelo PDT.


Histórico aliado dos irmãos Ferreira Gomes, o deputado estadual e ex-presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, assumiu, sem meio termo, apoio a Izolda. Zezinho é enfático ao afirmar que Izolda tem direito a mais quatro anos de mandato.


CONFLITOS E PESQUISAS


A pesquisa gerou divisões internas e levou a Governadora Izolda Cela a emitir uma nota para defender que, além da sondagem, os líderes dos partidos que integram a aliança que administra o Estado devem ser, também, ouvidos nesse processo.


O impasse sobre a definição do candidato continua e, mesmo com a reunião do último sábado, articulada pelo ex-governador Camilo Santana, com a participação do prefeito de Fortaleza, José Sarto, dos pré-candidatos Roberto Cláudio, Mauro Filho, Izolda Cela e Evandro Leitão, não houve evolução para unificar a aliança liderada pelo PDT.