Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Terá início, neste final de semana, 25 e 26/8, o treinamento dos mesários que trabalharão nas seções eleitorais de Fortaleza durante as Eleições 2018. A primeira das 17 zonas eleitorais da capital a realizar o treinamento é a 112ª. O evento acontecerá no Colégio Ari de Sá (Av. Washington Soares, n.º 3737, bairro Edson Queiroz), com participação de 1.096 mesários, divididos em 7 turmas, com duas horas de duração cada, no sábado (25), das 8h às 18h, e no domingo (26), das 8h às 15h.

Como cada zona eleitoral realiza a própria capacitação, os eventos serão descentralizados. Confira as datas e locais dos treinamentos na Capital no site do TRE-CE (www.tre-ce.jus.br). Consulte no link as listas dos mesários convocados em todo o Estado.

Números

Só em Fortaleza, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) se prepara para capacitar 19.451 mesários, incluindo os que trabalharão nas 9 seções de justificativa.

No interior, o número chega a 66.316, incluindo as 7 seções de justificativa, que serão treinados pelas respectivas zonas, em calendário definido por cada cartório eleitoral.

Preparação

Nos dia 8 e 9/8, aconteceu a preparação dos multiplicadores de mesários na Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Cabe a eles repassar o conteúdo para os instrutores dos mesários.

Na ocasião, representantes das 109 zonas eleitorais do estado receberam informações e trocaram experiências sobre a condução dos trabalhos de preparação dos mesários. Os multiplicadores discutiram sobre novos procedimentos e material de apoio do curso, realizaram simulações de votação nas urnas eletrônicas e alinharam orientações para o repasse de informações aos mesários. Foram abordados, ainda, aspectos legais atinentes ao pleito, uso dos vales-postais e questões de acessibilidade e cidadania.

Novidades

Para as Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu o aplicativo Mesários, que pode ser instalado somente em aparelhos celulares com o sistema Android, para orientar as atividades dos mesários.

Estas serão as primeiras eleições onde será possível a identificação dos eleitores pelo nome social, para aqueles que solicitaram a inclusão até o dia 9 de maio.

com TRE/CE