Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

ZPE prepara chegada de empresas de granito

As obras de cercamento do setor II da ZPE Ceara, no Pecém, já iniciaram. Com 154 hectares, o terreno vai receber as empresas do setor do granito. A expectativa é que o grupo cearense Imarf, a primeira fábrica a se instalar no local, comece a operar ainda neste ano. Ao todo o Estado vai investir R$ 35 milhões em infraestrutura do setor II da ZPE. Destes, R$ 837.725,03 são para construção da cerca e via de acesso, que estão sendo executadas pela Construtora Irmãos Pimenta Ltda. A previsão é que esta etapa seja concluída até o fim de fevereiro.

Alfandegagem

Também fica para fevereiro a licitação para as obras necessárias ao alfandegamento da área, quando será possível a construção dos gates (portões de entrada), do pátio, balanças de 120 toneladas, armazém e iluminação. Para que as empresas possam começar a operar com atividades de comercialização com o Exterior, é preciso ato da Receita Federal reconhecendo e tipificando a área como alfandegada.

Aprovação

Paralelo a este processo de alfandegamento, também deve ser encaminhado para Assembleia Legislativa do Ceará, na retomada dos trabalhos dos parlamentares, pedido de autorização para cessão dos terrenos do Estado à ZPE, que os destinará à instalação de empresas. Esta etapa vai possibilitar o início das obras físicas das empresas do setor de granito no local.

Polo graniteiro

Além da Imarf, outras quatro empresas do setor do granito estão em processo de negociação avançado com o Governo do Estado e também com pedidos de financiamento pelo Banco do Brasil. Cerca de 20 empresas de granitos já manifestaram interesse em se instalar na ZPE-CE.

No foco do refino

Antônio Balhmann, secretário de assuntos internacionais do Governo do estado, participou nesta quarta-feira de reunião de recém-criado grupo de Trabalho do Ministério de Minas e Energia, que tem por meta identificar, analisar e sugerir ações necessárias para incentivar investimentos no País em atividades dos setores de refino de petróleo e de petroquímica. É a segunda vez que Balhmann é convidado para participar da reunião desse Grupo de Trabalho, tendo em vista as articulações avançadas que conduz na busca pela instalação de uma refinaria de Petróleo na área do Pecém.

Operação Padrão

Analistas-Tributários da Receita Federal lotados no Ceara engrossaram mobilização nacional com operação padrão nos portos do Mucuripe e Pecém e no Aeroporto Pinto Martins. A mobilização ocorreu em protesto contra a reforma da Previdência e reivindica o cumprimento do acordo salarial da categoria que, mesmo aprovado em lei, ainda não foi efetivado integralmente pelo governo.