Após implementação em 12 municípios cearenses, o Detran-CE iniciará neste mês de junho o monitoramento por vídeo e telemetria dos exames de direção para emissão da CNH em Fortaleza e na Região Metropolitana. Conforme o órgão, a capital registra quase 5 mil exames de candidatos a primeira carteira de habilitação.
O sistema de videomonitoramento está em operação nas 12 unidades regionais de atendimento do interior do estado: Sobral, Baturité, Tianguá, Tauá, Crateús, Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Russas, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Juazeiro do Norte.
Na unidade regional de Juazeiro do Norte, no fim de semana passado, foram quase 900 candidatos examinados durante o início da implantação do sistema.
Segundo o Detran, os carros utilizados nos exames práticos são equipados com câmeras e equipamentos de captação de áudio. Além disso, o sistema de telemetria verifica se houve interrupção no funcionamento do motor e se o condutor utilizou corretamente as setas para conversão. Uma câmara com ângulo de 360 graus será fixada na parte superior externa do veículo, acompanhando também a movimentação durante o circuito do exame de prática de direção.