Uma boa notícia na área de saúde. Com o objetivo de incentivar os municípios a atingirem melhores resultados no enfrentamento às Arboviroses, o Governo do Estado liberou 10 milhões de reais às cidades que cumprissem seis critérios estabelecidos pela Secretaria da Saúde do Ceará, Sesa. Em 2018, o número de doenças caiu e 100 cidades cearenses foram premiadas com os recursos. Os dados epidemiológicos do Estado apontam para um cenário de maior redução de casos de Arboviroses observada nos últimos dez anos de análise.

De acordo com a Sesa, os resultados alcançados em 2018 devem-se em parte ao incentivo financeiro. Ainda segundo a Secretaria, o Governo do Estado já planeja uma nova edição do incentivo para o próximo ano. O rateio do montante deste ano foi pago aos municípios no mês passado e as verbas devem beneficiar mais de três milhões de habitantes.

Localizado na Região Centro Sul, Iguatu é um dos municípios contemplados com a iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado. O secretário da Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, explica que no ano passado, a cidade possuía um grande número de casos de chikungunya e dengue. Em 2018, segundo Marcelo Sobreira, foi montada uma “operação de guerra” para combater as Arboviroses.