Usar o celular é um hábito comum entre os brasileiros. Falar, digitar ou mesmo manusear o aparelho, porém, pode causar acidentes sérios e, em alguns casos, até fatais. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito do Brasil. No Ceará, os números de motoristas autuados pelo uso do celular enquanto dirigem é preocupante, já que 100 condutores, em média, foram autuados por mês em 2018 no Estado, de acordo com o porta-voz do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Paulo Ernesto.

De acordo com o porta-voz do Detran, a multa é gravíssima, no valor de R$ 193, além de o condutor receber sete pontos na carteira. Ernesto lembra que, caso o motorista receba 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele terá o direito de dirigir suspenso por até seis meses.

O porta-voz lembra que o Detran recomenda aos motoristas que não utilizem o celular enquanto dirigem para evitar que acidentes aconteçam. Vale lembrar que o Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), possui mais aparelhos celulares do que habitantes. No País, há mais de 240 milhões de telefones móveis – o Brasil possui uma população de 210 milhões de brasileiros, de acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira a entrevista completa concedida pelo porta-voz do Detran-CE à redação do Jornal Alerta Geral:

PAULO ERNESTO – PORTA-VOZ DO DETRAN-CE