158 municípios cearenses recebem reconhecimento do Governo do Ceará e do Unicef por avanços em políticas voltadas a crianças e adolescentes

Resultado da parceria entre Governo do Ceará, Fundo das Nações Unidas para a Infância e municípios, o Selo Unicef foi concedido a 158 municípios cearenses em reconhecimento aos avanços em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Esta edição da certificação foi a com melhores resultados no estado. Representando o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, participou da cerimônia.

As cidades premiadas avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência. Entre os anos de 2021 e 2024, a cobertura da Tríplice Viral D2 subiu nos municípios do Ceará certificados pelo Selo Unicef de 63,8% para 90,2%, acima da média nacional. Além disso, 171 municípios do estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal do Unicef para acelerar a imunização das crianças. A área de Educação também apresentou resultados positivos, com 176 municípios cearenses alcançando suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar do Unicef.

Considerando a maior conquista do Ceará nos últimos 25 anos na área da infância e adolescência, a vice-governadora Jade Romero destacou a importância desse reconhecimento para o Estado, que tem fortalecido suas políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes nos últimos anos.

“É de extrema importância essa articulação dos municípios com o Unicef e o Governo do Estado para que possamos superar os desafios em relação, principalmente, à primeira infância. Hoje, nós temos o melhor resultado em 25 anos. O Ceará, em parceria com seus municípios, virou a página que tínhamos há algumas décadas, com um cenário que ainda tinha desnutrição e inúmeros desafios a serem superados”, comentou Jade.