O Ceará ganha destaque mais uma vez com a inovação e a criatividade ao conquistar o Prêmio Brasil Criativo. Uma solenidade realizada, nessa terça-feira, no Centro Cultural de São Paulo, marcou a entrega do prêmio aos vencedores, com quatro projetos   da Região Nordeste. Em Arte Urbana, o vencedor é o Festival Concreto, de Fortaleza (CE), em Comunidades Criativas, o projeto ganhador é o Teatro Olodum, de Salvador (BA). Os outros dois projetos premiados são do Rio Grande do Norte, com Olhe VoteMude (Natal), na categoria de Design, além de Sabor de Coco (Panamirim), na categoria gastronomia.

A quarta edição da premiação, que é o principal reconhecimento da economia criativa brasileira, celebra empreendedores e iniciativas em diversas áreas. “A capacidade criativa do brasileiro é algo extraordinário, que vale a pena ser explorada e incentivada cada vez mais. Nesta edição, vimos uma diversidade incrível de projetos, além da capacidade e a vontade de empreender e criar algo único e socialmente relevante”, afirma Lucas Foster, idealizador e curador do Prêmio. 

Confira os vencedores e finalistas de cada categoria: 

Arquitetura

Museu Judaico de São Paulo – São Paulo, SP

Projeto que promove a salvaguarda e uso educativo de patrimônio cultural representado pelo templo Beth El, a primeira grande sinagoga da comunidade judaica da cidade.

(Saiba mais)

Arte Urbana

Festival Concreto – Fortaleza, CE

Festival internacional de arte urbana, com eventos e intervenções voltadas para os mais diversos públicos da sociedade.

(Saiba mais)

Artesanato

Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico – Conselheiro Lafaiete, MG

Fundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, a bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, de 89 anos, ministra cursos de bordado livre. Junto com suas alunas, produz coleções inspiradas em locais de Minas Gerais.

(Saiba mais)

Audiovisual

Ava Amazônia –  Belém, PA

O I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia fomenta a produção e formação audiovisual indígena por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento.

(Saiba mais)

Criadores de conteúdo

Guia Negro – Guilherme Soares Dias – São Paulo, SP

Hub de conteúdo que incentiva que mais pessoas viajem e conheçam a história e a cultura negra.

(Saiba mais)

Design

Olhe VoteMude – Natal, RN

Campanha criada pela Politize! para informar, educar e capacitar a população brasileira sobre as eleições e o que elas significam para o fortalecimento da democracia e o futuro do Brasil.

(Saiba mais)

Game

Não me Toca Seu Boboca – Teresópolis, RJ

Um jogo de tabuleiro que ensina educação sexual de forma lúdica, com informações sobre partes do corpo, limites e sobre como buscar ajuda em casos de abuso ou violência sexual.

(Saiba mais)

Gastronomia

Sabor de Coco / Indústria Eco Sustentável – Parnamirim, RN

Uma fábrica móvel sustentável, que utiliza energia solar (limpa) em sua  produção de alimentos e busca o reaproveitamento de resíduos de grande impacto ambiental.

(Saiba mais)

Moda

Marca Foz – São Paulo, SP

Marca de moda que aposta no artesanato tradicional, com produção permanente junto a quatro grupos produtivos em Alagoas, entre projetos pontuais que levam renda e capacitação técnica para as artesãs.

(Saiba mais)

Música

Rádio Sucata – Mogi Mirim, SP

Projeto que fomenta o fazer criativo ligado ao artesanato musical, em diversas classes sociais e faixas etárias, sobretudo em organizações sociais e culturais públicas e da sociedade civil.

(Saiba mais)

Bamboo Stock – São Paulo, SP

Banco de vídeos que tem o objetivo de representar a diversidade do povo brasileiro, além de formar novos profissionais do audiovisual por meio do compartilhamento de conhecimento de forma gratuita.

(Saiba mais)

Tecnologia

Smart Tour Brasil – Florianópolis, SC

Projeto de inovação tecnológica, inclusão social, cultural e digital, auxiliando o setor turístico e econômico das cidades, tornando o patrimônio acessível, com novas formas de vivenciar e ampliar o conhecimento sobre ele.

(Saiba mais)

Lideranças Criativas

Anderson Bosh – Campo Grande, MS

Criador de um movimento de moda e design, que culminou na realização da 1° Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul e que entrou para o calendário cultural do estado.

(Saiba mais)

Comunidades Criativas

Bando de Teatro Olodum – Salvador, BA

O coletivo Bando de Teatro Olodum cumpre o importante papel de divulgar a produção de arte da cultura negra, organizando eventos, festivais e Fóruns de Performance Negra.

(Saiba mais)

Territórios Criativos

Distrito Criativo de Porto Alegre – Porto Alegre, RS

Projeto que divulga e apoia economicamente os artistas e empreendedores de economia criativa, valorizando e defendendo o patrimônio histórico, a memória e o patrimônio ambiental.



(*) As informações são da Assessoria de Imprensa do Prêmio Brasil Criativo.