O mau desempenho na economia é sentido na prática pelos nordestinos. Segundo pesquisa feita pela Quaest/Genial, 64% dos nordestinos disseram que a dificuldade para manter as contas em dia piorou nos últimos três meses, aumento de 7% no comparativo com janeiro, onde 57% dos entrevistados apontaram dificuldades em pagar as contas. O índice é o maior de todas as regiões do Brasil neste levantamento feito também com pessoas que moram na região Norte (52%), no Sudeste (51%), Sul (46%) e Centro-Oeste (45%).

A capacidade de pagar as próprias contas nos últimos três meses piorou para 64% dos nordestinos. Em janeiro, o problema era apontado por 57% da população da região, já acima dos índices registrados no levantamento atual para quem vive no Norte (52%), Sudeste (51%), Sul (46%) e Centro-Oeste (45%).

No geral, 63% dos entrevistados na pesquisa revelaram que houve uma piora, enquanto 23% acredita que ficou do mesmo jeito e 13% considera uma melhora como um todo.

Os temas que mais preocupam os brasileiros são economia e saúde: 35% e 27% respectivamente.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 3 a 6 de fevereiro e contou com 2.000 entrevistas feitas com eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08857/2022.