A Prefeitura de Fortaleza atualizou, nesta quarta-feira (14/04), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 359.636 pessoas receberam, mediante agendamento, a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 124.467 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado
Ao longo de todo o dia, oito centros de vacinação distribuídos pelo Município seguem em operação para acolher idosos acima de 61 anos agendados pela Prefeitura após cadastro na plataforma Saúde Digital.
“Hoje, estamos administrando a dose 1 de AstraZeneca no drive-thru do Centro de Eventos e nos Cucas instalados nos bairros José Walter, Mondubim, Jangurussu e Barra do Ceará. Já a dose 2 da vacina CoronaVac, respeitando o intervalo de 21 a 28 dias, vem sendo aplicada em três outros drives, situados no RioMar Fortaleza, no RioMar Kennedy e na Arena Castelão”, informou o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial do Município, Erlemus Soares, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.
A campanha de vacinação vem avançando a partir do recebimento de novas remessas de imunobiológicos.
“Neste momento, a segunda fase vem contemplando idosos de 61 a 74 anos. É fundamental que as pessoas cadastradas consultem diariamente a lista nominal dos agendados, disponibilizada no portal coronavirus.fortaleza.ce.gov.br, e fiquem atentas às mensagens de WhatsApp e aos e-mails cadastrados”, reiterou.
Dúvidas frequentes
As pessoas agendadas para o recebimento da primeira dose da vacina que, eventualmente, perderam a data do atendimento deverão receber uma nova oportunidade. “Nós já fizemos algumas repescagens para aqueles que não puderam comparecer ao seu dia de agendamento. E teremos um novo momento que será divulgado em breve pelas redes sociais e pelo portal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br”, anunciou.
Já em relação à eventual perda do agendamento para o recebimento de segundas doses, Erlemus explicou o protocolo a ser cumprido. “Os idosos, nessas circunstâncias, podem levar o cartão de vacinação a um dos nossos centros de vacinação buscando cumprir a data correta do aprazamento. Lembrando que é fundamental verificar, no Portal da Prefeitura, quais equipamentos estão em operação no dia específico”, alertou.
Por sua vez, trabalhadores da saúde que perderam a data da aplicação da segunda dose devem se dirigir ao Centro de Eventos do Ceará, em operação de domingo a domingo, portando documentos pessoais e cartão de vacinação.
O período para a administração da dose de reforço deve ser cumprido em conformidade com a orientação da bula do imunobiológico, seja CoronaVac, aplicada em até 28 dias, seja AstraZeneca, aplicada após 90 dias. “Próxima semana, chegaremos ao momento de iniciar as doses 2 da vacina AstraZeneca. Iremos convocar os agendados nos os canais da Prefeitura, via WhatsApp e via e-mail”, disse.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta pacientes acometidos pelo novo coronavírus a aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a vacina.
“Mesmo agendadas, pessoas infectadas ou acometidas por casos suspeitos devem aguardar para receber a vacina. Passados 30 dias após o diagnóstico, os Centros de Vacinação devem ser procurados. A vacina será administrada mediante apresentação do agendamento, de documentos pessoais e da justificativa da ausência”, informou.