Mais profissionais: Ceará é o estado do Nordeste que vai receber maior número de médicos

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O estado do Ceará será a região do Nordeste que terá mais profissionais da medicina durante a nova seleção do Governo Federal para o programa Mais Especialistas. Dos 501 profissionais escolhidos para atuar em 212 municípios de todo o país, um total de 64 será destinado ao território cearense. A previsão é de que o atendimento comece já no mês de setembro.

De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais atenderão em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades espalhadas pelas cinco regiões do país. Um dado relevante é que 26% dos selecionados atuavam exclusivamente em hospitais privados e agora passarão também a atender a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os municípios que mais terão profissionais no Ceará são: Sobral, com 14, Crateús e Canindé, com 5.

Para definir a distribuição das vagas, a pasta levou em consideração a demanda apresentada pelos estados e municípios. Foram priorizadas as regiões com número de especialistas abaixo da média nacional, atualmente de 184 por 100 mil habitantes. Também foram observados a estrutura disponível para assistência especializada e o deslocamento da população até as unidades de atendimento.