A poucos dias para ser empossado, o governador Elmano Freitas e o senador eleito Camilo Santana se reúnem, nesta terça-feira (20), em Brasília, com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro deve marcar o anúncio do nome de Camilo Santana para o Ministério da Educação.

Com a definição sobre a vaga na Esplanada dos Ministérios que caberá ao Ceará, Elmano anunciará, após retornar de Brasília, os nomes do secretariado de sua administração.

A informação sobre a agenda com o presidente Lula foi dada pelo próprio Elmano Freitas, nesta segunda-feira, durante reunião que marcou o encerramento dos trabalhos da equipe de transição.

QUADRO ADMINISTRATIVO E FISCAL ORGANIZADO

A equipe de transição avaliou o quadro administrativo, fiscal e financeiro do estado e entregou ao sucessor de Izolda Cela um relatório sobre as primeiras medidas a serem adotadas pela nova gestão. Um dos primeiros atos de Elmano será um projeto de reforma administrativa.

A mensagem, acompanhada de um projeto de lei que tratará sobre a criação, fusão e extinção de secretarias e cargos, será enviada à Assembleia Legislativa. O presidente do Legislativo, Evandro Leitão, já foi comunicado pelo governador eleito sobre a necessidade de convocação extraordinária dos deputados estaduais na primeira ou segunda semana de janeiro de 2023.

A reforma a ser proposta por Elmano Freitas tem o objetivo de deixar a máquina administrativa mais ágil e mais moderna. De acordo com Elmano, a atual estrutura administrativa do Estado é um retrato de boa organização. “Temos um diagnóstico que o Governo é muito organizado, que o Estado tem equilíbrio fiscal e tem metas nas áreas que nós administramos no Governo do Estado do Ceará, seja na área da educação, da saúde’’. observou.

O governador eleito disse, porém, que, mesmo com os avanços e as ações realizadas com reflexo na melhoria das condições de vida da população,, o diagnóstico aponta para muitos desafios como, por exemplo, o combate à fome, a construção de habitação e o enfrentamento das filas para a realização de cirurgias.

“Como apresentamos na campanha, temos a necessidade de um mutirão para cirurgias. Isso significa, portanto, que a nossa capacidade da rede pública de saúde está ainda aquém da demanda que o povo necessita”, afirmou Elmano, ao lembrar que, com essa agenda, uma das prioridades é a conclusão das obras e o funcionamento do Hospital da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Bairro Itaperi, em Fortaleza. A nova unidade hospitalar terá 650 leitos.