Os trabalhadores que cumprem os requisitos para liberação do pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social, o PIS, ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, Pasep, já devem ficar atentos ao calendário de pagamentos da modalidade.
O calendário do PIS/Pasep 2024 começa nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, e recebem na data os trabalhadores cadastrados no PIS nascidos em janeiro e também aqueles contemplados pelo Pasep com final da inscrição 0.
Em 2024 os valores serão liberados mensalmente, a maioria no dia 15 de cada mês, entre fevereiro e agosto, seguindo a data de aniversário e final da inscrição.
Já o prazo final para saque será o mesmo para todos os empregados e os valores poderão ser retirados até 27 de dezembro deste ano. O valor do abono salarial do PIS/Pasep é proporcional ao período em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada durante o ano-base 2022.
O benefício máximo, que equivale a 12 meses de trabalho, é de um salário mínimo vigente na data de pagamento, e não no ano-base. Então, embora o piso fosse menor em 2022, quem tiver direito ao abono máximo agora receberá R$ 1.412.