Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Mais de 50 mulheres com idade entre 50 e 69 anos foram atendidas nessa terça-feira (29) numa ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alusiva ao Outubro Rosa.

Os trabalhos foram executados por profissionais da Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Ernandes Pires de Sousa, localizada na Iparana. A campanha tem como objetivo alertar a sociedade – sobretudo as mulheres – a respeito da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

A ação dessa terça contou com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Os profissionais promoveram atividades educativas sobre o câncer de mama abordando fatores de risco e sintomas da doença.

“Muito gratificante o envolvimento da comunidade. Ficamos felizes com a resposta”, disse Janaína Fernandes, gerente da Uaps Iparana.

Para ganhar mais adesão das moradoras locais, ela conta que firmou parceria com uma igreja do bairro. “Já realizamos algumas vezes na praia. Desta vez, tivemos o apoio de senhoras da igreja que convocaram várias mulheres”, disse.

As participantes puderam solicitar mamografia, emissão do cartão SUS, escovação e aplicação de flúor, além de rastreamento de câncer bucal. Elas foram orientadas sobre higiene bucal com dicas de boa escovação e identificação de sintomas de câncer, além de receberem aplicação de flúor e um kit de escovação bucal. Também houve o momento da beleza com lavagem e escovação de cabelo.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Jurema, localizada no Parque Guadalajara, também recebeu hoje ações voltadas para o Outubro Rosa, com palestras para os pacientes sobre prevenção ao câncer de mama.

*(Com informações da Prefeitura de Caucaia – Assessoria de Comunicação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp