Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial

Diante das dificuldades econômicas impostas pela pandemia do novo coronavírus, milhares de cearenses tem dependido de ações governamentais para receber algum tipo de renda, como o auxílio emergencial de R$ 600. Mesmo que muitos já esteja recebendo o benefício, ainda há quem aguarda a aprovação da solicitação.

Na busca por dar agilidade ao processo de concessão do benefício, o secretário-executivo do Ministério da Cidadania, Antônio Barreto, afirmou nesta quinta-feira (4) que um acordo de cooperação deve ser assinado com a Receita Federal para que o órgão possa ajudar no cruzamento de dados para o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, pago a trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores e desempregados que ficaram sem renda durante a pandemia do novo coronavírus.

A declaração foi dada em webinário promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Um relatório do TCU alertou para o risco de 8,1 milhões de brasileiros terem recebido indevidamente o auxílio. Por outro lado, 2,3 milhões de cidadãos que estão no Cadastro Único de programas sociais podem ter sido excluídos mesmo fazendo jus ao benefício.