Com o intuito de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue e tirar Fortaleza do ranking de capitais com maior incidência de doenças causadas pelo mosquito, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação, instituiu a quarta-feira como “O Dia D da educação contra o Aedes aegypti”.
Neste dia, todos os equipamentos da Rede Municipal de Ensino irão realizar vistorias. A iniciativa é parte de um conjunto de ações da SME apreciado pelo Comitê Parlamentar de Combate às Arboviroses da Capital.
A inspeção das unidades escolares será feita com base em recomendações de um documento, nomeado “check-list”, que contem medidas de prevenção a reprodução do mosquito. Após a vistoria e cumprimento das medidas, as ações serão submetidas ao sistema online de acompanhamento, intitulado “Foco no Foco”. Além desta ação, a SME também lançou o “Selo Escola Amiga da Saúde: Todos contra o Aedes”. O projeto já está em andamento e abrange escolas públicas e particulares. Para participar, a escola deve ser inscrita no programa até o dia 14 de maio.
Mais uma iniciativa é que, por meio do Novo Mais Educação, será destinada uma hora da carga horária do programa para reforçar as ações contra o Aedes aegypti, dentro da disciplina de Educação Patrimonial. Além disso, as atividades das brigadas de vigilância, que existem em todos os equipamentos da Rede Municipal de Ensino, foram retomadas.